Olá a todos,
Estou enfrentando um problema persistente com a extensão UI.Vision RPA no macOS Monterey e o XModule de “File Access”, e gostaria de pedir ajuda para encontrar uma solução.
Meu Objetivo: Utilizar a função CSVREAD do UI.Vision RPA para ler dados de arquivos CSV e automatizar o preenchimento de formulários e login em sites de seguradoras (tarefas de RPA via navegador).
Meu Ambiente:
-
Sistema Operacional: macOS Monterey (Versão X.Y.Z - por favor, insira sua versão exata aqui, ex: 12.6.8)
-
Navegador: Google Chrome (ou Microsoft Edge/Firefox - mencione qual você usa primariamente)
-
Extensão UI.Vision RPA: Versão mais recente instalada da Chrome Web Store (ou loja respectiva).
-
XModules: Instalados via o pacote
.pkguniversal (uivision-xmodules-macos-installer-v2a.pkg) baixado do site oficial Download XModules for Computer Vision and Real User Simulation | Robotic Process Automation (RPA) .
O Problema: Apesar de todas as tentativas de instalação e configuração, a extensão UI.Vision RPA não consegue se conectar ao XModule de “File Access”.
-
Na seção
Settings>XModulesda extensão, o status para “File Access” é exibido como “Installed”, mas NÃO “Connected”. -
Ao tentar executar um macro que usa
CSVREAD, recebo o seguinte erro no log:[error] Line 1: pathPosix is not defined -
Verifiquei no
Monitor de Atividadedo macOS, e o processokantu-file-access-hostestá ativamente em execução em segundo plano.
Passos de Solução de Problemas Já Realizados:
Realizei uma série de etapas de diagnóstico e correção, incluindo uma reinstalação completa e limpa:
-
Verificação de Processos: Confirmei que o processo
kantu-file-access-hostestá em execução noMonitor de Atividadedo macOS. -
Concessão de Permissões do macOS:
-
No
Ajustes do Sistema>Privacidade e Segurança:-
Acessibilidade:
kantu-file-access-hosteGoogle Chrome(ou navegador em uso) foram adicionados manualmente e seus checkboxes estão MARCADOs. -
Acesso Total ao Disco:
kantu-file-access-hostfoi adicionado manualmente (apontando para/Library/uivision-xmodules/kantu-file-access-host) e seu checkbox está MARCADO. -
Automação: Notei que nem o Chrome nem
kantu-file-access-hostaparecem nesta seção. Entendo que isso é esperado, pois essa lista é preenchida automaticamente por solicitações diretas de API.
-
-
-
Reinícios do Sistema: Executei vários reinícios completos do MacBook após cada alteração de permissão e após a reinstalação.
-
Ausência de Software de Segurança: Não tenho nenhum firewall de terceiros ou software antivírus instalado que possa estar interferindo.
-
Reinstalação Completa e Limpa:
-
Fechei completamente o navegador e encerrei todos os processos
kantu-*-hostno Monitor de Atividade. -
Removi manualmente a pasta
/Library/uivision-xmodules/e quaisquer arquivos de configuração relacionados em~/Library/Application Support/,~/Library/Preferences/, etc. -
Desinstalei a extensão UI.Vision RPA do Chrome.
-
Reinstalei a extensão UI.Vision RPA da Chrome Web Store.
-
Reinstalei os XModules usando o instalador
.pkgmais recente. -
Reconcedi todas as permissões do macOS listadas acima.
-
Reiniciei o sistema.
-
-
Resultado: Após todos esses passos, o status do “File Access” no UI.Vision RPA
Settings>XModulesainda mostra apenas “Installed”, e o erropathPosix is not definedpersiste.
Próximo Passo (Solicito sua Ajuda):
Como o problema parece ser uma falha na comunicação entre a extensão e o XModule, mesmo com o processo rodando e as permissões concedidas, estou buscando qualquer insight sobre possíveis causas adicionais ou passos de diagnóstico.